top of page

Os Chakras e a relação com a sua Saúde

  • Foto do escritor: Bruna Viegas
    Bruna Viegas
  • 13 de dez. de 2022
  • 4 min de leitura

Atualizado: 30 de jun. de 2023

É comum ouvir a palavra Chakra nos grupos de práticas de yoga e meditação, também na abordagem terapêutica natural e holística, e até mesmo em algumas religiões como no espiritismo, na umbanda e no budismo. Mas, qual a relação de fato com a nossa saúde?

Gostaria de ressaltar que o conhecimento sobre chakras, não está restrito a estas práticas religiosas ou terapêuticas, mas, elas agregam esta sabedoria ancestral dentro da sua própria filosofia com algum propósito específico, que pode ser de cunho espiritual, como caminho de autoconhecimento e também para o cuidado da saúde. No entanto, o yoga e a meditação, assim como os chakras, se relacionam desde a sua origem no Ayurveda (ayur = vida e veda = conhecimento), ou ainda a “ciência da saúde e da longevidade”, que é a medicina mais antiga, com mais de cinco mil anos de existência.

O Ayurveda, porém, é imutável em sua essência. Continua o mesmo há milhares de anos e, portanto, nos dá a segurança de ter sido testado pelo tempo. Além disso, a Organização Mundial de Saúde analisou pesquisas atuais sobre o Ayurveda e reconheceu-o como um sistema efetivo e comprovado cientificamente. Por meio do seu Programa de Medicinas Tradicionais, a OMS recomenda o Ayurveda como um método eficiente e eficaz e que deve ser absorvido pela saúde pública em todo o mundo. (CARNEIRO, 2009, p. 13)

Sabendo que, a palavra Chakra faz parte dessa ciência da vida, pode-se imaginar a profundidade que vem a partir disso. É uma palavra de origem Sânscrito (uma língua/dialeto sagrado da Índia antiga), pode ser traduzida como “vórtice de energia”, porque aparece como uma roda de luz em pontos específicos do campo áurico de humanos e animais. Milhares deles estão espalhados pelo corpo energético, e são divididos entre maiores e menores. Porém, os menores não são menos importantes para o fluxo de energia vital, provenientes dos maiores, que são conhecidos como os 7 Chakras principais.

A energia é transmitida de uma camada para a seguinte através de passagens nas extremidades dos chakras. Na maioria das pessoas estas passagens estão seladas. Abrem-se em consequência do trabalho de purificação espiritual e, por esse modo, os chakras se tornam transmissores de energia de uma camada para outra. (BRENNAN, 1999, p.62).

Este fluxo energético entre os 7 chakras maiores acontece ao longo da coluna vertebral, onde eles se localizam, e cada um no formato de cone traspassam de um lado ao outro do corpo, abrindo suas pétalas coloridas para fora, eles agem como captadores e transmissores de energia vital através dos nadis ou meridianos, que fluem como rios energéticos para o sistema nervoso, depois para o sistema endócrino e então para a corrente sanguínea.



7º Sahashara Chakra (coronário) - Glândula Pineal - propósito espiritual

6º Ajna Chakra (frontal) - Glândula Hipófise - propósito compreensão

5º Vishuddha Chakra (laríngeo) - Glândula Tireoide - propósito expressão

4º Anahata Chakra (cardíaco) - Glândula Timo - propósito amor

3º Manipura Chakra (plexo solar) - Glândula Pâncreas - propósito poder pessoal

2º Swadhisthana Chakra (sexual) - Glândulas Gônadas - propósito criação

1º Muladhara Chakra (raíz) - Glândulas Supra Renais - propósito sobrevivência


Fonte: BRENANN, 1999


Considerando que os chakras se comunicam com os sistemas do corpo, logo eles estão totalmente ligados à nossa saúde, tanto física (corpo, glândulas, órgãos, sistemas), como psicoemocional (crenças, emoções, sentimentos) e energética (qualidade de vibração e espiritualidade). Portanto, cuidar dos chakras não é tão simples quanto parece, é profundo e vai muito além de um “alinhamento energético”. Mas, não significa que cuidar da sua qualidade energética não influencia de alguma forma na melhoria da sua saúde, ok?


Um exemplo mais concreto para facilitar a compreensão, ao tratar o Muladhara Chakra (traduzido como básico ou raíz), precisamos considerar a saúde dos ossos, do sangue, dos músculos, também as crenças de sobrevivência, medos, insegurança, dificuldade de materializar projetos, desmotivação, falta de energia e muito mais... Percebe a complexidade que envolve a nossa saúde integrativa? Então, pensar em chakra, é olhar para a saúde como um todo, não apenas considerando o estado energético do ser naquele momento. Espero ter contribuído para você compreender um pouco mais sobre a relação dos chakras com a sua saúde.


Para quem se interessa por este assunto e gostaria de aprofundar, trago mais informações em meu Caderno Terapêutico que acompanha a Mentoria de Autocura através dos Chakras. É um caminho de desenvolvimento humano, elaborado por mim, onde eu facilito os processos terapêuticos, transbordo muito conhecimento teórico unido com atividades práticas, e integro a aplicação de recursos terapêuticos naturais durante o processo. Tudo isso para ensinar pessoas que gostariam de se conectar com seu Curador Interno, obter mais autoconhecimento através dessa linha ancestral, para uma vida mais saudável, em conexão sagrada com a natureza interna e externa. Se esse assunto te conecta, venha vivenciar a Mentoria de Autocura – um caminho de evolução espiritual!


Saiba mais:


Bruna Viegas

Naturopata

Mentora de Autocura


Fontes:

BRENNAN, Barbara Ann. Mãos de Luz: um Guia para cura através do Campo de Energia Humana. 17º Ed. São Paulo, 1999.

CARNEIRO, Danilo Maciel. Ayurveda: saúde e longevidade na tradição milenar da Índia. 1º Ed. Pensamento, São Paulo, 2009.

 
 
 

Comments


bottom of page