Afinal, o que faz uma Naturopata?
- Bruna Viegas
- 8 de set. de 2022
- 2 min de leitura
Atualizado: 5 de mai. de 2023
A Naturopatia é uma medicina natural, também conhecida como Práticas Integrativas e Complementares
Uma profissão que está crescendo no mercado de trabalho, mas poucos ainda sabem dizer sobre ela. Quando perguntam sobre a minha profissão, e eu respondo, logo posso ver um ponto de interrogação que se forma acima da cabeça da pessoa.
Alguns confundem com nutricionista, outros com homeopata, e há quem desconfie que eu seja uma terapeuta holística. Fora aqueles que suspeitam de bruxaria e coisas místicas, porque foi falado muito sobre Terapeuta Alternativo, como alguém que "mexe com as energias e tal", mas saiba que este termo caiu em desuso.

A medicina auyrveda, aromaterapia, cristaloterapia, cromoterapia, sistemas de tratamento floral, medicina tradicional chinesa, meditação, musicoterapia, reiki, etc.
A Naturopatia é uma medicina natural, também conhecida como Práticas Integrativas e Complementares, ou seja, proporciona uma forma de tratamento a partir de fontes naturais, que visa integrar com outras áreas da saúde: como a medicina, a psiquiatria, a psicologia entre outras. Sempre com o propósito de complementar qualquer outra forma de tratamento, cuida da saúde com uma perspectiva holística, considerando: corpo, mente, emoções e o aspecto energético do indivíduo, sendo indicado para humanos, animais, plantas e ambientes.
Dentro da medicina natural, existe um leque de muitos saberes ancestrais que podem fazer parte do tratamento, sendo eles: a medicina auyrveda, aromaterapia, cristaloterapia, cromoterapia, sistemas de tratamento floral, medicina tradicional chinesa, meditação, musicoterapia, reiki, entre outros que já são autorizados até mesmo dentro do próprio SUS (Sistema Único de Saúde) e você poderá conferir melhor estas informações através do site https://aps.saude.gov.br/ape/pics.
Gostaria ainda de te apresentar os 7 princípios da Naturopatia segundo a World Naturopathic Federation, onde você também pode pesquisar melhor por meio do site: https://worldnaturopathicfederation.org/about-naturopathy/#history-section.
1. Não prejudicar, não fazer mal;
2. O poder de cura da natureza, é capacidade de autocura do ser;
3. Tratar a causa, não a doença;
4. Tratar como um todo, de forma holística;
5. Ensinar as pessoas a se cuidem no dia a dia;
6. Prevenção de doenças e promoção da saúde;
7. Bem-estar;
Sobre a formação, dizendo especificamente sobre mim, sou formada em Gestão Empresarial pela FATEC e depois fiz Pós-Graduação em Naturopatia pela UNIP, mas também tenho outros cursos livres além da formação, como: Reiki, Thetehealing e Terapia Cósmica Amarasí, Florais Gotas do Infinictho e Terapia dos Cristais Radiônicos.
É importante ressaltar que cada profissional irá colocar um tanto da sua própria essência na forma de fazer os atendimentos e tratamentos. Portanto, cada um terá mais habilidade ou preferência por atuar com determinadas técnicas e conhecimentos. Eu por exemplo, foco nos aspectos emocionais, autoconhecimento e espiritualidade por meio da conexão com a natureza interna e externa, utilizo também recursos terapêuticos para alívio de dores e tensões, focando em educar para cada um ser o seu próprio curador.
E aí, este conteúdo esclareceu suas dúvidas? Aproveite e venha conhecer uma pouco mais na prática, experiencie uma sessão de autocuidado.
Com carinho,
Bruna Viegas
Naturopata e Mentora de Autocura
Comments