Banho Terapêutico para o Inverno
- Bruna Viegas
- 3 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
Você sabe qual é o poder da hidroterapia para sua saúde?

O Banho Terapêutico é uma forma de autocuidado ancestral, que utiliza o poder terapêutico da água (hidroterapia) para cuidar e fortalecer à saúde.
Segundo Dr. Marcio Bontempo: "Os banhos hidroterápicos podem ser completos ou parciais. Por banhos parciais entende-se a aplicação de água quente, fria ou morna em determinadas partes do corpo."
Como forma de banho parcial, é possível fazer banho pélvico, banho troncular, banho de abdome, das costas, da cabeça, das mãos e pés. No caso do Banho dos Pés, existem dois tipos, sendo eles:
1. O Pedilúvio, que é feito com água fria, sendo mais indicado para Primavera/Verão. E neste caso, você pode usufruir dos benefícios junto a própria natureza, caminhando descalço na beira da praia ou de um lago, colocando seus pés na correnteza de uma cachoeira, claro que cuidando para não se colocar em risco, dentro do que for seguro.
Contra indicado em caso de: sinusite aguda, reumatismo nos pés, nevralgia dos membros inferiores, crise aguda de ciática, problemas dolorosos na bexiga, inflamação nos órgãos pélvicos, irritação intestinal e nos abcessos, e durante o período menstrual e pré-menstrual).
Eficaz em caso de: insônia, cansaço físico e mental, varizes, eliminação de catarro, descongestionante da mucosa nasal, e relaxamento moderado.
2. E o Escalda-pés, que é feito com água morna/quente, sendo mais indicado para o Outono/Inverno. E neste caso, você precisará preparar esta forma de autocuidado em um ambiente, até mesmo para evitar tomar friagem no corpo.
Contra indicado em caso de: varizes muito pronunciadas e se for tomar friagem).
Eficaz em caso de: Resfriados, gripes, amigdalites, crises reumática dos pés e pernas, caibras dos membros inferiores, má circulação arterial das pernas, insônia, cólicas menstruais e torcicolo.
"Este banho deve ser feio de modo a se manter a água, na temperatura indicada, em contato com os pés e atingindo, no máximo, a região um pouco acima dos tornozelos." (Dr. Marcio Bontempo).
Aprenda a fazer um momento especial de cuidado com sua saúde:
RITUAL DE AUTOCUIDADO
1°) Separe uma bacia que caiba seus pés, uma toalha para enxuga-los depois, meias e um lugar confortável para se sentar.
2º) Coloque um punhado de Sais Terapêutico na bacia, acrescente água morna/quente em uma temperatura confortável para você, até encobrir seus pés, tornozelos e panturrilha.
3º) Sente-se confortavelmente, e permaneça com seus pés imersos na água por no mínimo 30 minutos ou até a água esfriar.
4º) Ao finalizar, enxugue bem os pés e dedos, coloque as meias, e se mantenha longe da friagem.
SUGESTÃO DA BRUNA:
Faça o seu ritual 1 vez por semana, em caso de necessidade de tratamento para alguma questão de saúde, aumente para 2 a 3 vezes.
Crie o seu ambiente de autocuidado: coloque uma musica relaxante, você pode usar um tapa olho ou acender uma vela para reduzir os estímulos visuais, isso pode te ajudar a relaxar ainda mais e ter um sono com mais qualidade.
Conheça o poder terapêutico dos Sais para Banho dos Pés da A Arte da Autocura, são feitos com óleos essenciais e ervas secas para seu tratamento ser ainda mais eficaz.
Você gostou dessas informações?
Me conta aqui como você tem feito seu Ritual de Autocuidado.
Com carinho,
Bruna Viegas
Naturopata e Mentora de Autocura
Fonte: BONTEMPO, Dr. Márcio. Medicina Natural. Nova Cultura, São Paulo, 1994.
Comments